Chá de Bebê 1

Não, eu não estou deixando o blog de lado, eu juro! É só que as coisas não se resolvem sozinhas, o que é uma pena. Estou com um super projeto, que se tudo correr bem, todos saberão em Dezembro ou Janeiro. Maria Luisa está cada vez mais ativa aqui dentro da pança e esses dias tem me feito ficar bem preocupada. Ando sentindo um peso muito grande e uma pressão forte na parte de baixo do útero. Não sei se alguém já passou por isso, e nem se é normal, de qualquer forma, é sempre após comer algo. Tô louca pelo próximo dia de pré natal pra poder conversar com a médica a respeito disso. Ah, outra coisa que tem me sugado bastante é o tal do chá de bebê, e é exatamente sobre ele que vim falar hoje!

Não pensei em decoração, nem em lista de convidados ainda. Estou colocando uma média de 100-150 convidados, parece muito não é mesmo? Mas não é! Leve em consideração que no meios desses convidados existem duas famílias enormes e uma penca de amigos que são totalmente presentes na vida da sua filha, não tem como não convidar. Claro que aconteceram alguns cortes, mesmo não fazendo lista, estou excluindo pessoas que não perguntam pela Maria Luisa ou pela minha gestação. Não gosto de convidar só porque conhece desde pequeno, etc. Cago pra cara feia! #soudessas
Farei no primeiro final de semana de Agosto, pra ser mais exata, no domingo. Na verdade, não tem como estipular a data ainda porque não fechei o salão, mas é a data que eu quero! Só não será nessa data se não tiver outro jeito meeeeeeeeeeesmo! Domingo a tarde com típica festa "agostina". Afinal, comidas de festa junina são bem mais em conta e gostosas do que cachorro quente, salgadinhos e bolo. Ops, vai ter isso também porque a mamãe gosta!

Nesse primeiro capítulo vou falar sobre a quantidade de fraldas. Gente, meu sonho era ter um guarda-roupa pra Maria Luisa, só pra poder encher de fraldas. Mas, como não é possível neste momento (se Deus quiser ano que vem será mais que possível) a gente improvisa. Então, meu sonho minha meta será preencher os espaços vazios do meu armário, e do resto da casa de fraldas. Só que não são só fraldas que pedimos num chá de bebê, e isso está me enlouquecendo.
Não pedirei mamadeiras, nem roupinhas, se vierem, serão bem vindas, mas não é necessário. Quero lenços umedecidos, talco, pomadas e fraldas. Mas existem ainda algodão, cotonetes, sabonete... Ai, é tanta coisa! Quanto mais eu pesquiso, mais vejo que a Maria não tem NADA. E olha que ela já tem MUITA coisa! De-ses-pe-ra-dor!

Bem, achei alguns artigos sobre "calcular" a quantidade de fraldas. Aqui vai mais ou menos o que eu consegui reunir de vários sites:

Tamanho RN (até 3,5 kg): Muitos recém nascidos nem chegam a usar esse tamanho, porque já nascem com o peso igual ou superior a capacidade dada pelo fabricante. Porém, é sempre bom ter pelo menos 1 ou 2 pacotes por vários motivos, seja porque a maternidade pede pra levar, ou em casos do bebê chegar antes do previsto. (Eu ganhei 2 pacotes de RN com 18 unidades cada da Pampers no Chá de Revelação da Malu. Então não vou pedir no chá. Algumas mães preferem comprar a pedir, eu sou uma delas! rs)

Tamanho P (até 5 kg): Os primeiros dois meses de vida do bebê é o período onde as trocas de fraldas são mais frequentes, em média 8 fraldas por dia (240 fraldas por mês, tem noção? E isso varia de bebê pra bebê, uns mais, outros menos...) do tamanho P. Mesmo que a fralda seja daquelas com um alto poder de absorção, o recomendável é a troca frequente para deixar a pele limpa e sequinha. Lembrando que o acúmulo de xixi pode fazer surgir assaduras e proliferação de fungos, prin-ci-pal-men-te em meninas.

Tamanho M (de 5 a 9 kg): O mais comum é que no terceiro mês o bebê já comece a usar as fraldas M, que é o ideal após atingir 5 kg. É o período em que as trocas já não são mais tão frequentes, diminuindo de 8 para 6 fraldas por dia, em média.

Tamanho G (de 9 a 12 kg): Lá pros 9 meses, as crianças começam a usar o tamanho G, e as trocas também já não são mais tão frequentes, cerca de 5 fraldas por dia.

Tamanho EG (acima de 12 kg): Depois de 1 ano e meio, é comum trocar o tamanho da fralda novamente, porém a quantidade usada em média, continua 5 fraldas por dia. Claro que isso varia de criança pra criança, dependendo do peso e de outras coisinhas. (Não vou pedir fralda desse tamanho, porque pretendo nessa época já ter me mudado do Rio, e fica complicado deixar as coisas muito tempo guardadas, então prefiro caprichar nos outros tamanhos e deixar esse pra depois.)

Resumindo: seu bebê vai precisar:
- Até 2 meses: 240 fraldas por mês (480 fraldas P)
- De 3 a 8 meses: 180 fraldas por mês (1080 fraldas M)
- De 9 a 18 meses: 150 fraldas por mês (1500 fraldas G)
- De 18 a 24 meses: 150 fraldas por mês (1050 fraldas EG)

Pretendo pedir um pacote de fralda por convidado + um creme anti assaduras + algo com relação a higiene íntima do bebê, seja talco, algodão, lenço umedecido (que por ser menina, não acho tão necessário, pretendo usar só na rua em caso de necessidade, fora isso, algodão e água quente ou banho!), etc.
Não tem como estipular um número certo de fraldas, acho muito difícil achar alguém que tenha pedido e ganho a quantidade certa que usou, o importante é: sobrou, doe para alguém que precise (caso não consiga trocar na farmácia ou com outras mães); faltou, sempre tem uma promoção no Guanabara pra você aumentar o estoque!

Enquanto isso, eu sigo na luta dos cálculos mentalizando quantos pacotes pedir! Ah, e uma última dica, é sempre bom aproveitar as promoções nos supermercados e farmácias (inclusive na internet) e ir juntando fraldas antes do chá de bebê, bem antes. Assim você pode focar os pedidos em coisas que também serão muito usadas (tipo um óleo pro bebê, ou um higiapele) além das fraldas.

Maria, vamos esquentar a comida do papai agora!
Beijos, da mamãe-que-ta-surtando!

Lembre-se: esta é apenas uma estimativa, os números podem variar de acordo com o peso e as características pessoais de cada bebê. No chá de fraldas, é interessante pedir fraldas diurnas e também noturnas, de modelos e marcas variadas, pois alguns bebês com peles sensíveis podem não se adaptar a um determinado modelo e assim você terá outras opções guardadas para experimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário